terça-feira, 15 de maio de 2007

Cenáculo Nacional - Drave

Sempre a correr e com pouco tempo apanhamos o comboio para o Porto e de lá seguimos viagem para Viseu! Cinco minutos em Viseu á procura de um restaurante e chegou a super carrinha do CNE onde cabem sempre mais 10! A voar pelas curvas, os pneus a chiar nas contra curvas e com uma bifana sem recibo chegamos á montanha onde ficam as minas de Gourim, partimos então para o fundo do vale carregados com o algum do material que iria tornar o sonho da EP realidade! Ao descermos deparamo-nos com a Drave subtilmente iluminada, eram velas que nos mostravam o caminho por entra as pedras das casas... Montamos a tenda, inscrevemo-nos e enquanto esperávamos pelo quebra-gelo chegou a manhã:P
Acordamos com os já habituais gritos de “Alvorada Alvorada tira as ‘hastes’ da almofada!” e com um membro ultra de alguma claque que pensava ter ganho o campeonato!
Depois do petit petit’déjeuner fomos para plenário ao som de mais Hit do Cenáculo desta vez ouvia-se ao vivo “Vive partilha e Avança…” Olhamos já com o sol no céu a cara uns dos outros e abrimos o cenáculo. Dividimo-nos então por ciclos e enquanto eu e participante do 5º ciclo tive formação e discutia sobre “Processos de tomada de decisão”, o Fábio do 6º ciclo teve uma apresentação do que é o Cenáculo e uma formação sobre intervenção em fórum e dinâmicas de grupo.
Ainda tive tempo para uns bons mergulhos e algumas braçadas na piscina de Drave enquanto alguns dos elementos do 6º ciclo se entretiam com os famosos "frasquinhos mágicos" e seus derivados. Depois de almoço e em plenário apresentamos as nossas opiniões dos trabalhos da manhã. Em relação aos processos de tomada de decisão chegamos á conclusão que os caminheiros estão um pouco afastados e talvez desinteressados pois a participação em Conselhos de Clã, Agrupamento, Núcleo e Regional vai respectivamente sendo menor. Outro facto relevante é que de todos os caminheiros/companheiros presentes nunca nenhum apresentou uma moção em Concelho de Núcleo ou Regional. Assim ficou no ar a ideia que antes de lutarmos pelo direito de termos assento e direito a voto no Conselho Nacional devemos exercer os nossos deveres de forma responsável nos Concelhos anteriormente referidos, apresentando sugestões e novas ideias. Apresentei também o caso do nosso clã, valorizando o sistema de patrulha base, que conseguiu fazer com que a actividade do “Presentes Para a Paz – De Outra Perspectiva” tivesse repercussões na região de tal modo que irá ser apresentada uma moção sobre o tema no Concelho Nacional. Em relação ao futuro do cenáculo foi unânime que este será cada vez mais produtivo e relevante, pois para além de interagir de perto com a Direcção Nacional da IV, as sementes lançadas nos seus participantes tenderão a dar fruto.
Depois do lanche regional, dividimo-nos de novo por ciclos e enquanto os de 5º elaboraram uma ‘visão’ para a IV Secção, os de 6º ciclo expuseram as suas expectativas para o novo ciclo e foram-lhes apresentados os projectos Scouts of te World VS Rovernet.eu.
Depois dos trabalhos ouvimos o gerador e tivemos uma surpresa na Drave… Luz! E que luz, estava montado na Drave um verdadeiro arraial abençoado por S. Pedro, ao som popular jantamos umas impecáveis febras e dançamos até a chuva nos acalmar!
No fim descemos para o Fogo do Conselho onde ao som do “sobem as chamas…” o Fábio cuspiu fogo com os caminheiros de Santarém e quase queimou o seu cabelo por completo. Apresentamos então as peças que tínhamos elaborado com as nossas equipas inter-cilcos, foi um momento onde todos fomos postos á prova através da intensa chuva que chegou para nos dar força! Foram “mortes no comboio”, “CSI Drave”, “Madames assassinas” “Diz que foi uma espécie de Cenáculo” “Doutores Frankenstein” e mais mortes em comboios. Acabamos a noite com a água, mais fortes pois tínhamos as sementes do Homem Novo.
Na manha seguinte tivemos o Jogo inter-ciclos que deu para quase tudo e depois preparamos a eucaristia. Como não tínhamos nenhum padre na Drave, tivemos uma celebração diferente e enriquecedora, marcada pelos momentos de cumplicidade que partilhamos durante a homilia.
Almoçamos e começaram a brilhar alguns olhos na cerimónia de encerramento, (claro que os da Daniela, chefe da EP, estavam como sempre já bem ensopados), foi tudo pensado ao pormenor e no fim de um ciclo, sinto que partimos com algumas sementes e mais motivados!
O caminho de regresso foi alucinante, íamos sem pressa, vimos o arco-íris sobre a Drave, apanhamos boleia para Lisboa e entramos na carrinha mais do que atrasados em direcção a Viseu! Chegados á gare e com os segundos todos contados quase ficávamos por lá:P No comboio do Porto para a Granja encontramos um Chefe de Barcelos participante do 2º ciclo do cenáculo…
Foi sem duvida uma actividade surreal e muito enriquecedora para ambos…:)

3 comentários:

lila disse...

Tb queria:)
E Dp de te ouvir falar ainda queria mt mais:)EsSA "festa" em drave deve ter partido tudo!
E quero saber q historia é essa do cabelo d fabio ser queimado;)

Temos d aproveitar a vossa pica...p trabalharmos, n é meninos?

Ps. esqueceste te d mencionar a anedota do vegetal!!!!lololol

P.S.1. Será q ja estas morto por causa d visionario????! Sr. tesoureira ele foi mttttttt influenciado por nos;)


beijinhos

Lúcia Pereira disse...

Adorei o upgrade ao blog! Como em tudo clã 57 sempre a inovar.

Lúcia Pereira disse...

Já agora morro de inveja desta actividade. Parabéns André e Fábio. Clã e núcleo muito bem representados. Beijos e canhotas.