segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Vigilia de oraçao - Partidas

No dia 9 de Fevereiro realizou-se na Igreja de S. felix da Marinha a vigilia de oraçao q tinha como tema Semear, Crescer e Colher(Tema do ano escutista do Agrupamento)! Esta vigilia serviu para preparar as promessas que se realizaram no sabado e simultaneamente para se realizar as partidas de alguns caminheiros.
Assim á entrada oferecemos a cada convidado uma espiga de trigo e para os caminheiros que fariam a sua partida nessa noite, o cla fez uma fogueira como simbolo de boas vindas aquela cerimonia e para que estes mantenham a chama acesa nas suas vidas!
Como nao podia deixar de ser, o momento mais emotivo da noite foi mesmo a partida de 7 caminheiros, a Liliana, o Rui Pedro, o Artur, o Filipe, o Ricardo, o Zeze e o Bruno. Uma parte destes caminheiros iniciou a sua vida escutista no momento em que o nosso agrupamento foi fundado. Foram exploradores, pioneiros e caminheiros...E apesar de alguns deles nao continuaram no escutismo o cla nao podia deixar de lhes desejar um bom caminho, nesta nova vidas que eles vao iniciar.
"A partida significa que estes caminheiros acabaram de percorrer mais uma etapa da vida de escuteiros, que duraram e valeram por tudo aquilo deram ao movimento escutista.
Como tal, levam ás costas a mochila que, para nós escuteiros, simboliza o desprendimento e a determinaçao de renunciar ao superfluo e é sinal de peregrinaçao. A vara bifurcada continuará a servir de amparo no cansaço da jornada e irá lembra-los que devem sempre optar pelo caminho do Bem. Dentro da mochila, colocaram a tenda, que servirá de abrigo para o caminho. Nela recolherao para descansar e refectir sobre a jornada. O pão será o alimento para o caminho, simbolo de solidariedade humana e força para o trabalho. O fogo (vela- luz) - convosco caminhará o Senhor, Luz do Mundo. Esperasse que deixem atrás de vós um sulco luminoso, o do vosso exemplo. E por ultimo foi entregue a Biblia, porque nela encontrarao sempre a verdade." (vigilia de oraçao)

E foi ao som do Hino de S.paulo e posteriormente da leitura de um poema a falar sobre a Mãe que terminou a vigilia.

Mas lembrem-se..."Escuteiros uma vez, Escuteiro para toda a vida"...

Sem comentários: