quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (Londres, Inglaterra; 22 de Fevereiro de 1857 - Quênia; 8 de Janeiro de 1941). O seu pai era o Reverendo “Baden Powel”l, professor catedrático em Oxford. A sua mãe era filha do almirante inglês “W. T. Smyth”. O seu bisavô, Joseph Brewer Smyth, tinha ido como colonizador para Nova Jersey (EUA) mas voltou para a Inglaterra e naufragou na viagem de regresso.
O seu pai morreu quando BP tinha aproximadamente 3 anos, deixando a sua mãe com sete filhos, dos quais o mais velho ainda não tinha 14 anos. Havia com frequência momentos difíceis para uma família tão grande, mas o amor mútuo entre mãe e filhos ajudava-os a continuar em frente.
Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos acampando com eles em muitos lugares da Inglaterra.
Em 1870 Baden-Powell (BP) entrou na Escola Charterhouse em Londres com uma bolsa de estudos. Não era um estudante que se destacasse especialmente dos outros, mas era um dos mais vivos. Estava sempre metido em tudo que acontecia no pátio do colégio, e cedo se tornou popular pela sua perícia como guarda-redes da equipa de futebol de “Charterhouse”.
Os seus colegas de escola apreciavam as suas habilidades como actor. Sempre que pediam ele improvisava uma representação que fazia a escola toda morrer de rir. Tinha também vocação para a música, e seu dom para o desenho permitiu-lhe mais tarde ilustrar todas as suas obras.
(in http://pt.wikipedia.org/wiki/Baden-Powell, tentei corrigir alguns brasileirismos de ainda existir algum peço desculpa)
Postei hoje não a carta de despedida, ou um texto sobre escutismo. Posto sim, um texto sobre a infância de BP, já que hoje celebramos o 150 aniversário do seu nascimento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário