quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Acampamento de Carnaval - Seroa


Este ano o destino do acampamento de carnaval foi o campo escutista de Seroa .
A boa disposição do agrupamento e do clã notava-se antes da partida, estava tudo com vontade de ir acampar, no entanto havia um casmurro que só dizia que para domingo e segunda dava temporal. Ninguém lhe ligava, o sol batia, pouco, mas batia. Uns confiantes, outros com receio, lá seguimos todos para o campo escutista. Entre descarregar material e mochilas, fizemos a inauguração de campo.



Começamos então as construções as onze horas, entre paus e piadas, lá fomos adiantando as construções a um ritmo fascinante. Decidimos parar para almoçar ao meio-dia e já tínhamos a mesa pronta, faltava-lhe era os bancos.
Depois de almoço voltamos ao trabalho, mas alguns de nós tiveram de ajudar os exploradores nas construções. A meio da tarde as coisas já estavam adiantadas, tínhamos uma cozinha eficaz e simples e uma mesa segura, o suficiente para um acampamento de carnaval.


Como foi um acampamento de carnaval, decidimos proteger tudo com toldes na esperança de prevenir que chovesse nas nossas construções. A tarde acabou em beleza com tudo pronto e direitinho, não custou muito pois todo o clã trabalhou, até mesmo a secretária a atender telefonemas o dia todo.
Jantamos na nossa mesa firme e segura um belo caldo verde e de seguida fomos ajudar os lobitos num jogo nocturno. Entre gritos e correrias seguiram-se os exploradores com o seu jogo nocturno no qual nos ajudamos também.

O primeiro dia correu lindamente, nada de grave, todos pensavam que ia ser um bom acampamento. Com essa esperança seguimos todos para a tenda e adormecemos a sonhar com um acampamento perfeito. Mas acordamos com outro tipo de pensamento e barulho, chuva e vento, demasiada chuva e demasiado vento, as nossas tendas aguentaram-se, os nossos toldes também, mas como é normal, as coisas da segunda não se aguentaram. Mas mesmo assim prosseguimos para a celebração da palavra no pavilhão onde pernoitaram os lobitos. Entre a expressão de fé de todos os nossos irmãos escutas, começou a chover torrencialmente e obviamente o receio do que poderia acontecer começou a preencher-nos, principalmente aos mais velhos. No fim da celebração da palavra procedemos a evacuação dos campos e foi decidido que iríamos pernoitar no pavilhão juntamente com os Lobitos e os Exploradores. Seguimos então à preparação do almoço, que seria cozinha selvagem. Como o tempo não nos permitiu fazer uma coisa tão selvagem, pegamos num fogareiro que pertencia ao campo escutista e começamos a queimar lenha para podermos cozinhar lá, tarefa que não foi fácil . Com as tendas desmontadas e tudo pronto, descansamos um pouco no pavilhão enquanto dávamos os últimos toques na peça do fogo de concelho. Com o estômago a suplicar por comida, lá fomos comer uma massa à bolonhesa, mas que massa !! De seguida veio o fogo de concelho, e com tanta chuva, teve de ser no pavilhão.


Com uma fogueira desenrascada, o fogo de concelho começou com a apresentação da Joana do Clã e da Salomé da Comunidade ( Pioneiros ) . Entre risos e gargalhadas, o fogo de concelho tomou o seu rumo, e acabou com a peça do clã sobre as leis do escutismo. Quando acabou o fogo de concelho não foi sinal que tinha acabado o trabalho, nada disso, com muito orgulho e vontade o Clã prosseguiu para a limpeza das casas-de-banho, coisa tão fascinante que já valeu a pena acampar, mas calha a todos.

Com um pouco de convívio e de conversas mais sérias prosseguimos para o pavilhão para pernoitar.
Segunda-feira, último dia do acampamento.Como já tínhamos desmontado tudo no dia anterior, pouco restou para fazer no último dia, almoçamos uns belos cachorros, e ajudamos na limpeza da cantina, pavilhão e casas-de-banho. Com a chegada do autocarro e do camião, começamos a carregar o material e as mochilas, entretanto estava tudo pronto para partir daquele campo escutista. Muitos com cara de desiludidos pois esperavam mais daquele acampamento, outros com cara de contentes, porque apesar de tudo puderam passar três dias com os seus irmãos escutas no meio do campo. Havia um pouco de tudo, mas de certeza que todos os escuteiros do Agrupamento 575 São Félix da Marinha irão manter na memória este acampamento de carnaval no campo escutista de Seroa .



2 comentários:

Anónimo disse...

Outstanding post however I was wanting to know if you could write a
litte more on this topic? I'd be very grateful if you could elaborate a little bit more. Appreciate it!

My web blog :: Continuing

Anónimo disse...

I'm not publishing this in wellness and wellness as there is no chance for comments in that category at this time, and I want to be in a position to add a comment later with regards to his situation.

Also visit my blog ... Flex Belt reviews