terça-feira, 28 de outubro de 2008

Partida

18-10-08 Passagens e Partida

Está na hora. Após este longo caminho estamos aqui ainda um pouco admirados com a velocidade com que este momento chegou….
Iniciamos o nosso percurso escutista como lobitos em agrupamentos distintos. Na alcateia aprendemos entre inúmeras coisas novas a fazer o nó direito, símbolo da união que se mostraria presságio do momento que nos haveria de juntar na segunda secção.
Nos exploradores crescemos verdadeiramente á imagem de BP. Alicerçamos amizades muito mais fortes do que as mesas que construíamos. Demos os primeiros passos na passagem de meninos para rapazes, vivemos como patrulha, sentimos a natureza e caminhamos pelos trilhos que os nossos chefes nos levavam a descobrir.
Quando fomos capazes de usar a nossa própria bússola, já nos encontrávamos nos pioneiros. Foram momentos em que tudo era possível, sentíamo-nos capazes de subir a mais alta montanha embora por vezes de forma muito turbulenta. Descobrimos aqui a força ou inocência da sensação de querer mudar o mundo.
Só na quarta secção é que nos apercebemos que esta ânsia de mudar teria de começar por nós. Saber perdoar, aceitar as diferenças e ser exemplo para os mais novos, que outrora fomos nós. Entendemos realmente que o verdadeiro caminho do triunfo passa pelo serviço e pelo exemplo vivo de Jesus. Compreendemos assim um pouco mais deste caminho e a necessidade de cair do cavalo para começar a ver.
É nos impossível descrever tudo o que vivemos e aprendemos. Parte do que somos foi nos dado directamente pelo movimento escutista e esse pedaço de nós jamais partirá. Ao olhar para trás reconhecemos que os momentos difíceis (onde vencemos o impossível) foram aqueles que mais nos marcaram e que a saudade se encarregará de torna-los bons guias.
(-------------------------------)
De Facto todo este tempo parece curto, mas sentimos que estamos prontos para novos caminhos. Partimos agora cientes que escuteiro um dia escuteiro toda a vida e que todo o amor que recebemos é todo o amor que damos.

Sem comentários: