terça-feira, 1 de janeiro de 2008
Acampamento/Curso de Guias e Chefes de Equipa
No último fim-de-semana do ano, teve lugar o primeiro acampamento de guias de patrulha/equipa e chefes de equipa.
Estive eu e o João na qualidade de Chefes de Equipa da Moisés. Esteve também a caminheira Rita da equipa João Baptista.
A actividade pensava eu que seria algo enfadonha. Tinha dúvidas sobre o que poderia aprender, visto que a actividade envolvia idades bastante diferentes. Rapazes e raparigas, escuteiros dos 12 aos 22 anos. É uma grande amplitude de idades, todos reunidos recebendo os mesmo conteúdos pedagógicos. Felizmente estive errado. A actividade revelou-se bastante positiva para mim e julgo que também para o João e para a Rita.
Discutimos o ideal de guia (e chefe de equipa) e as qualidades que lhe são requeridas. Entre muitas foi referido a responsabilidade, por ele e pela equipa. Fizemos também simulações de reuniões onde aprendemos como coordenar diferentes pessoas, personalidades e expectativas. Aprendemos e relembramos conceitos de orientação, de manutenção de material, de pioneirismo e no fim como perceber alguns ritos eucarísticos.
Mas mais do que aprender dados técnicos e humanos que cada vez mais são obrigatórios à qualidade de Chefe de equipa ou guia de equipa/patrulha. Este fim-de-semana foi realmente interessante para mim, como caminheiro, pela minha aproximação às realidades das outras secções e dos nossos “irmãos mais novos”. Aprendendo com eles, com os dirigentes mas também ensinando. Sabendo que a nossa experiencia serviu para os restantes escuteiros perceberem melhor a importância fulcral de um guia na equipa e na secção.
Percebendo de igual forma que o papel do Chefe de Equipa no Clã continua a ser igualmente importante como nas demais secções. Como elemento de responsabilidade, de lealdade e de equilíbrio entre os caminheiros.
Além disto tudo, reafirmei a minha ligação com o meu adjunto, discutindo informalmente as estratégias para a equipa e para nós. A esta discussão juntou-se a Rita, que embora não tendo nenhum cargo, deu-nos a sua visão de equipa e caminheiros.
Gostava de vos poder contar mais, mas como se disse por lá “o concelho de guias está sujeito ao sigilo”. Mas garanto-vos que foi deveras positivo.
Gavião Voador
(As fotos são da Exploradora Julieta, para ver click aqui
Etiquetas:
Acampamento,
Agrupamento 575,
Chefes de Equipa,
Clã 57,
Fotos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário