domingo, 14 de janeiro de 2007

Clã 57 em Terras dos Templários (05/06)


O texto que se segue e as fotos fazem parte do relatório de actividades 05/06 e reportam uma actividade de quatro dias realizada pelo Clã, lembranças do ano passado em que a nossa mística se baseava na Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia.

"Terra à vista, Índia à vista... Chegamos

Nestes quatros dias fizemos 1 exaustivo raid, apelidado entre nós como “raid dos templários”. Saímos na estação de Fátima no dia 28 à noite percorrendo o caminho até à cidade de Tomar, pernoitando na sede dos escuteiros desta mesma cidade, onde aprofundamos os conhecimentos sobre os templários, estes iram tornar-se úteis no dia seguinte.


No dia seguinte, 29, fomos ao belo castelo e convento de Cristo, onde aprofundamos algumas relações entre a ordem de Cristo e os descobrimentos. Após o almoço partimos para Constância, passando pela imponente barragem de Castelo de Bode. Sendo esta a maior e mais difícil etapa da nossa caminhada. Passamos a noite na corporação de bombeiros de Constância, onde fomos bem recebidos. Aprofundamos neste dia o papel do caminheiro no agrupamento e nas decisões desse mesmo.


Na manha de 30 de Abril fomos à descoberta de Constância, onde se diz que Camões viveu, esse mesmo que contou a epopeia dos portugueses na viagem à Índia. De modo a preparamo-nos para a chegada à Índia assistimos à celebração da palavra e logo a seguir partimos em direcção ao castelo de Almourol, que para nós simbolizava a Índia. Ao chegarmos dirigimo-nos directamente ao castelo onde desembarcamos, estávamos na Índia. Nesse dia pernoitamos junto ao castelo e aprofundamos os totens pessoais e a observação das estrelas e constelações que nos guiaram no caminho.


No último dia partimos pelas margens do Tejo em direcção ao Entroncamento onde avaliamos a actividade durante a espera pelo comboio que nos traria de volta a casa."



1 comentário:

lila disse...

Grande actividade...Nunca mais me vou esquecer, do nosso espirito, das paisagens lindas q vimos, das nossas noites, ate da cara de panico da Angela qd dissemos q tinhamos deixado o saco cama no meio da estrada!!!

Tenho orgulho em ser caminheira e em pertencer a este cla!
Acredito q este ano, vamos fazer uma boa caminhada, ate chegarmos ao acanac, onde espero q sejamos novamente felizes!